9 As famosas dietas radicais...

OIeeee pessoas
Hoje trouxe para vcs um textinho sobre akelas famosas dietas radicais...
Achei bem interessante e tenho outro que é bem legal.. porem não consigo copiar ele.. dai postei este mesmo...
O outro para que quiser ver é no link http://www.scribd.com/doc/2289306/Ha-uma-verdade-por-tras-das-dietas-Dr-Jose-Carlos-Brasil-Peixoto-medico-homeopata

As Famosas Dietas Radicais…
Pois é agora que começamos a entrar na correria Verão.. praia.. calor… biquínis…muitas pessoas começam a pensar em perder os quilinhos a mais que ganharam no Inverno, e por isso começam a tomar uns comprimidos dietéticos que pensam ser o comprimido mágico, mas que só mascaram o problema, pois são inibidores de apetite e quando a pessoa deixa de os tomar a fome volta… e a fazer dietas radicais…
No entanto essas dietas milagrosas, em que se perde 10 kg numa semana, excluem alimentos essenciais para o organismo, e mesmo jejuar dias a fim são verdadeiros atentados à saúde.
É importante frisar que dietas em que a perda de peso é rápida, só tem resultado a curto prazo, pois passado algum tempo volta-se a engordar, tornando-se num verdadeiro efeito iô-iô, pois quando a dieta é abandonada a corpo adquire todo o peso perdido rapidamente, ou até mais, e isso têm consequências como por exemplo a ocorrência de estrias e flacidez.
Assim, as dietas radicais são aquelas que normalmente proporcionam resultados rápidos, porém à custa de muito sacrifício. Estas afectam também o metabolismo da pessoa e promovem a perda de massa muscular, por exemplo, quando uma pessoa perde 3kg por semana, o que ela está a perder é massa muscular e água do corpo e não a gordura, é esta perda que causa diferença na balança rapidamente, pois a mobilização de gordura demora muito mais tempo.
As dietas chamadas radicais são as seguintes (à nomes para todos os gostos):
Dieta da Lua
-Esta é a mais "espacial" de todas e a mais famosa, é prática e básica. A lua tem quatro fases, então sempre que mudar a fase da lua, fica-se 24 horas à base de líquidos: sumos, tisanas, chás, águas, cafés, iogurtes e sopas batidas.
-Dizem que com esta dieta pode-se perder até um quilo por semana, pois o nosso organismo tem um metabolismo que se adapta às situações a que é submetido, mas quando se passa 24 horas ingerindo somente líquidos, existe realmente uma sensação de perda de peso, no entanto não existe um emagrecimento, o que acontece é que as células de gordura (adipócitos) que armazenam os nutrientes que ingerimos ficam "debilitadas" e isso dá uma sensação de leveza. No entanto depois de 24 horas de líquidos, a ingestão de alimentos volta ao normal e o que acontece, é que a necessidade dos adipócitos em armazenar nutrientes vai aumentar porque precisou de nutrientes e não os tinha, assim o que é ingerido em vez de ser metabolizado e transformado em energia, vai ser tudo armazenado, aumentando o tamanho dos adipócitos.
-Esta dieta pode ter um efeito imediato muito satisfatório mas a médio e longo prazo pode ser prejudicial para a saúde, pois o excesso de líquidos produz uma sobrecarga renal, já para não falar de que só são ingeridos micro nutrientes (legumes) e nada de macro nutrientes (hidratos de carbono e proteínas) que são essenciais para que o organismo trabalhe correctamente.
Dieta da Sopa
-Esta é uma dieta também muito conhecida, que consiste em comer só sopa de legumes, sendo o repolho (aipo) predominante, durante alguns dias e também permite a ingestão de frutas (maçã, melancia, mamão e banana).
-Com esta dieta pode-se perder 3 a 7 kg por semana, no entanto manter este regime por mais de uma semana pode ser prejudicial para o organismo, pois esta dieta corta por completo a ingestão de hidratos de carbono, fonte de energia para o organismo.
-Assim, apesar de poder conter uma boa quantidade de vitaminas, minerais e fibras, esta dieta é pobre em proteínas, gorduras (boas) e hidratos de carbono, ou seja, não segue os princípios de uma dieta balanceada, e por isso pode ocasionar carência de nutrientes essenciais e levar a sintomas de sonolência, fraqueza, mal-estar e dores de cabeça. Além disto, quando a pessoa volta a alimentar como antes, tende a recuperar tudo o que emagreceu.
Dieta da Seiva
-Esta é mais uma dieta "bebível", ou seja, é uma bebida dissolvida num litro e meio de água com sumo de 1 limão, que se deve beber durante 3 a 5 dias, e que substitui todas as refeições.
-No entanto, como todas as dietas radicais, não é boa para o organismo, pois pode provocar cansaço, fome excessiva ao fim dos 5 dias, cólicas renais, e infecções nos rins, fígado e intestinos.
Dieta do Jejum
-Esta nem pode ser considerada uma dieta, pois consiste em não comer nem beber nada durante os dias que se aguentar.
-O jejum é prejudicial para o organismo, pois numa forma de defesa, o metabolismo torna-se mais lento e a perda de peso não ocorre de uma forma normal, ou seja, além de fazer mal à saúde, a perda de peso é basicamente às custas da perda de líquidos celulares e massa muscular, e desta forma não é eficaz.
-O que acontece quando a pessoa deixa de fazer a dieta porque não aguenta mais, é que o organismo recupera e passa a aumentar o peso, pois mantém uma reserva maior de energia armazenada (gordura) para se prevenir no caso de um próximo jejum.
-No entanto esta dieta pode ser muito perigosa pois pode iniciar uma anorexia, o indivíduo começa a habituar o organismo a não receber alimentos, o que pode trazer consequências muito sérias e graves para a saúde.
Dieta do Tipo Sanguíneo versus Dieta dos Genes
-Esta dieta foi desenvolvida pelo americano Peter J. D'Adamo, que explica que deve existir uma alimentação diferente para cada tipo sanguíneo, ou seja, esta dieta baseia-se na teoria de que o tipo sanguíneo determina funções digestivas, estruturas imunológicas e que alguns alimentos podem causar emagrecimento ou aumento de peso.
-Acredito que cada um de nós tenha um património genético único e que cada um de nós pode ter intolerâncias e reacções menos positivas a alguns alimentos, mas até ser considerado uma dieta, está muito longe, pois apenas exclui os alimentos mais problemáticos para o organismo do indivíduo.
-Esta é no entanto uma dieta polémica pois não existe comprovação científica da relação entre o tipo de sangue e a dieta ideal.
Dieta do Dr Atkins
-Conhecida mundialmente como a dieta da proteína, foi criada na década de 80 pelo médico americano Robert Atkins.
-O método de emagrecimento consiste em diminuir ou restringir os hidratos de carbono (massas, pão, batata) e abusar das proteínas e gorduras (Carnes, peixes, ovos e lacticínios)
-No entanto a falta de hidratos de carbono, faz com que o organismo passa a ir buscar energia às gorduras, pois os hidratos de carbono são a fonte de energia, e sem a entrada deles no organismo este tem que os ir buscar a qualquer lado. No entanto a pessoa emagrece porque os hidratos de carbono estimulam a produção de insulina, hormona que provoca a fome, assim não ingerindo hidratos vai haver uma diminuição do hormona , originando menos fome, e assim o individuo consegue emagrecer.
-Entretanto, esta dieta proporciona fraqueza, dores de cabeça e mal-estar, pois começa-se a ficar sem energia, até a capacidade de raciocínio diminui drasticamente. Outro problema é que esta dieta aumenta a carga de proteína nos rins alterando o equilíbrio ácido do corpo, que pode resultar em perda de minerais nos ossos e comprometer a integridade óssea.

Assim, dietas com baixo consumo de hidratos de carbono estão "longe do conceito de saudável".
Desta forma podemos concluir que as dietas radicais têm imensos efeitos negativos, tais como:
-Perda de massa muscular,
-Quebra drástica do metabolismo,
-Redução de função imunitária, ou seja, menos capacidade para resistir às doenças
-Risco de perda de massa óssea
-Desequilíbrio do metabolismo devido á degradação do tecido muscular e má compensação energética
-Falta de energia, e princípios de anemia,
-Alterações de memória, concentração do sono e atenção.

As dietas para perder peso são uma ajuda fundamental para quem deseja emagrecer, no entanto, estas têm que ser balanceadas, ou seja, em que são consumidos alimentos de todas as camadas da pirâmide alimentar.No entanto, uma dieta deve ser personalizada e desenvolvida por um profissional, pois as dietas são uma reeducação alimentar. Assim, deve-se evitar dietas nas quais se come apenas um alimento específico, pois podem funcionar a curto prazo por terem poucas calorias, mas normalmente têm o “efeito iô-iô”, e podem ser bastante prejudiciais para a saúde.
A base de uma alimentação saudável está na moderação em relação a tudo o que se come.
Por: Sara Mendes

Beijokasss boa semana

9 pitacos:

Patrícia Fujii Bonoto disse...

Ótimo essa matéria, vou ler ela com mais calma depois, rs...muita coisa pra ler.

Ótima semana amiga.
Bjos.

Julia disse...

nunca fiz essas dietas, acredita?

boa semana priiii

Raquel disse...

Eu nao faço essas dietas n amiga...tenho medo e n tenho paciencia...to procurando uma reeducação alimentar, pois eu era do tipo que comia miojo com molho de tomate e coca cola no cafeh da manha
Dai depois que fui morar com o marido, quase toda noite jantava dois pasteis com 3 copos de refri, sem falar em outros exageros. Tbm teve o comprimido que me fez engordar demais, mas eu n tenho como fazer essas dietas doidas, pois passo o dia fora e n aguento ficar sem comer.
Como eh q tu ta muieh???
Essa semana ta tao corrida pra mim...tenho 4 provas de hj pra quinta, to com medo de deixar o blog entregue as baratas..ehehehe
heeey, tu tem msn???
Me passa
bjo

Raquel disse...

Tem selinho pra ti la no meu blog

bju

Srtª Poulain disse...

hmmm essas dias são barca furada, o emagrecimento é rápido, mais a saude já era e o pior é a compulsão, eu j[a entrei em uma dessas e não deu certo... a R.A ainda é a melohor forma para emagrecer ... adorei a postagem rssrsr bjkas

Nikki disse...

oie amigaaa!!!!!!! como fiquei contente com teu post anterior, tu nem imagina! to com saudade dos nossos papos no msn!!

olha la no meu blog, to com tudo de novo! animadona!!!!!

beijos flor

Pri - de Lacinho disse...

Oi amiguinha!
Essas dietas aí são uma furada mesmo né?
Eu já fiz algumas, quando era mais novinha fazia a da lua, hahaahah, ficar só com líquidos durante 24 hs, aiai.
Mas agora o que mais quero é ter saúde, me preocupo com os nutrientes e tal, então saúde sempre em primeiro lugarrrr!
Ótima semana pra vc também miga,
bjosss

Raquel disse...

Amore, vc viu os selinhos que eu mandei pra ti la no blog???
bju

Nikki disse...

oiee amiga!! ainda bem que não faço mais essas maluquices, mas qdo eu tinha 18 anos, fiz todas hehehe

sabe, quanto a cirurgia, eu concordo contigo, acho que é muito melhor sofrer pra emagrecer e não sofrer sem poder comer as coisas que gosta pro resto da vida... acho que se for parar pra pensar, aprender a comer em quantidades moderadas não deve ser tão difícil assim como a gente pinta né? tem coisa muito pior, como não poder comer churrasco! heheh

beijos

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger