1 Iogurte faz bem ao organismo e à dieta

Na vitamina, no molho, na salada ou na mousse.
Que tal combinar iogurte nos pratos doces e salgados sem ter precisar temer a balança? Derivado do leite e rico em cálcio e fibras, o iogurte desnatado não é apenas amigo de quem está de dieta.
Leve e saboroso, ele pode ser combinado com inúmeros alimentos e basta um pouquinho de criatividade para fazer daquele prato sem graça um festival de sabor e saúde.
Com o objetivo de deixar seu cardápio ainda mais atraente, o Minha Vida convocou a chef Luciana Zaidan e as nutricionistas Amanda Epifânio Pereira e Veridiana del Rosso para preparar uma seleção de combinações inusitadas que vão fazer você colocar a mão na massa e arrasar em qualquer ocasião.
Principais tipos de iogurte usados na culinária
A nutricionista Veridiana Del Rosso explica que o iogurte é bastante versátil, porém, só apresenta essa característica se utilizado nas versões desnatada e natural. "Por serem mais neutros e menos calóricos, são ideais para a culinária em geral, mas existem pequenas diferenças entre eles que devem ser levadas em consideração na hora da elaboração dos pratos e até do consumo", explica.
Iogurtes naturais
Com sabor suave, o produto ganha destaque por conter todos os nutrientes oferecidos pelo leite, como proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Seus micro-organismos vivos exercem influência positiva no organismo, melhorando o funcionamento do intestino.
Iogurtes desnatados
Com os mesmos benefícios oferecidos pela sua versão natural, o iogurte desnatado tem a vantagem de conter menos gordura em sua fórmula, tendo assim, um baixo valor calórico. menor quantidade de gordura é recomendada não só para quem quer emagrecer, como também àqueles que estão de olho nos índices de colesterol.
Propriedades do iogurte
O iogurte é um excelente "companheiro" da flora intestinal, o que singnifica que ele regula seu reloginho biológico e ajuda a manter o organismo em equilibrio.
O alimento é rico em minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco) e vitaminas (A, B1, B2, B6, B12, niacina e ácido fólico). A ingestão de cálcio na infância e na adolescência é extremamente importante, pois previne a osteoporose bem como doenças crônicas, hipertensão arterial e câncer no reto.
Saladas
Utilizar iogurte desnatado substituindo a maionese em saladas é uma forma criativa de diminuir as calorias das preparações.
As versões de maionese sem colesterol ou light contribuem para manter o sabor mais próximo à receita original, sem que haja aumento de gorduras e colesterol. "Esse salpicão também não contém nenhum alimento rico em carboidrato, como batata, assim poderá ser servido junto com arroz.
Você ainda pode substituir o peito de frango por peito de peru defumado ou presunto magro em tiras", sugere a nutricionista Amanda Epifânio.
Dica da chef:
salpicão de frango com iogurte
Ingredientes
2 peitos de frango temperados com limão e sal, refogados e desfiados
1 maço de salsão picado em tiras finas
2 cenouras grandes cruas raladas grossas
1 pimentão verde e 1 pimentão vermelho em tiras finas
2 cebolas grandes picadas
2 a 3 maçãs picadas e com caldo de um limão (p/ não escurecer)
Passas brancas sem sementes(opcional)
Salsinha picada a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto
½ copo de iogurte natural desnatado
1 colher de sopa de maionese sem colesterol
Modo de Preparo
Desfie o frango cozido e resfriado e misture com os demais ingredientes crus. Adicione o iogurte desnatado e a maionese sem colesterol, misture bem e leve para a geladeira. Retire somente na hora de servir.
Decore com o pimentão.
Conte as calorias
Com iogurte
Porção: 60g
Valor calórico: 65 calorias
Com maionese:
Porção: 60 g
Valor calórico: 230 calorias

Carnes Leve e azedinho, o iogurte natural é uma excelente opção para compor molhos aromatizados com ervas e condimentos.
Pratos como carnes assadas ao molho branco e o strogonoff ficam bem mais atraentes para quem não quer ganhar uns quilinhos.
Dica da chef:
Lagarto com batatas e molho de iogurte
Ingredientes
1,5 kg de lagarto
2 dentes de alho picados
¼ de xícara de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de azeite
2 cebolas fatiadas
6 batatas sem casca, cortadas em cubos
Suco de ½ limão
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda em grãos
½ pode de iogurte natural desnatado
4 xícaras de água
Modo de Preparo
Tempere a carne com o alho, o sal e a pimenta. Adicione o azeite em uma panela de pressão e doure a carne por todos os lados. Junte 4 xícaras de água, tampe e cozinhe por 40 minutos, contando a partir do momento do início da pressão.
Desligue o fogo, deixe sair o vapor e abra a panela. Espete a carne e se ainda estiver um pouco firme, cozinhe com a panela tampada (sem pressão) por mais 15 minutos. Acrescente a cebola, o tomilho e cozinhe até a cebola murchar. Retire do fogo e da panela e deixe esfriar. Cozinhe a batata em água fervente até ficar macia, mas firme. Escorra e tempere ainda quente com sal e limão, mostarda e azeite. Deixe esfriar e adicione o iogurte. Misture e leve para gelar. Fatie a carne, regue com azeite e sirva acompanhado com a salada de batatas.
Decore com folhas de tomilho.
"O lagarto é um corte de carne bovina muito magro e pode ser um grande auxiliar nas dietas de quem precisa controlar o colesterol ou até mesmo emagrecer", diz a nutricionista Amanda Epifânio.
Conte as calorias
Lagarto com iogurte:
Porção: 100g
Valor Calórico: 150 calorias
Com creme de leite
Porção: 100g
Valor Calórico: 342 calorias

Sobremesas
Que tal dar aquela incrementada na sobremesa sem aumentar o ponteiro da balança? Substituir o creme de leite fresco por iogurte é uma ótima saída para incluir sobremesas deliciosas ao seu cardápio sem sair da dieta.
"Bolos, mousses e sorvetes são as melhores opções", explica a chef.
Dica da chef:
gelado de limão
Ingredientes
4 colheres de sopa de suco de limão
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 colheres de sopa de adoçante culinário
1 pote de 200g de iogurte desnatado
Modo de Preparo
Coloque a gelatina numa tigela e hidrate com 3 colheres de sopa de água. Leve ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até amolecer.
Bata no liquidificador a gelatina, o iogurte, o suco de limão e o adoçante e bata por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Distribua em taças individuais e leve para gelar por 2 horas ou até endurecer. No momento de servir, decore com raspas de limão.
"Essa é uma receita simples, rápida, saborosa e com muito baixo valor calórico. Ideal para momentos onde não conseguimos controlar a vontade de comer doce, e o melhor, sem culpa!", explica a nutricionista Amanda Epifânio.
Conte as calorias
Com iogurte:
Porção: 150g
Valor calórico: 80 calorias
Com creme de leite:
Porção: 150g
Valor calórico: 80 calorias

Cardápio do Dia a dia
Além de ficar uma delícia na vitamina e com cereais, o iogurte pode ser colocado também em receitas simples e saborosas como sanduíches e sucos. "A dica é abusar das frutas da estação e de acompanhamentos leves, como cereais e mel", recomenda Amanda.
Dica da chef:
Suco de goiaba com iogurte
Ingredientes 2 goiabas médias vermelhas, em pedaços
4 colheres de sopa de açúcar
2 copos de iogurte natural desnatado
Modo de preparo
1)Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida 2
)Decore os copos com uma rodela da fruta
Dica da nutricionista Amanda Epifânio "Prefira sucos feitos com a própria fruta. Polpas em conserva e saches têm conservantes que não são nutritivos e são pouco saborosos", diz ela.
Conte as calorias:
Com iogurte:
Porção: 250 ml
Valor calórico: 200 calorias
Com água:
Porção: 250 ml
Valor calórico: 70 calorias

Sanduíche
Dica da chef:
sanduíche de frango com iogurte e mel
Ingredientes:
4 filés de frango em fatias finas.
Dourar na frigideira com azeite, 1 copo de iogurte natural, 1 fio de mel, 1 fio de azeite, 1 dente de alho cortado pequeno, 1 folha de louro seca picada pequena, 1 pitada de canela, 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta do reino
Modo de preparo
Coloque as tiras de frango de molho numa mistura feita com o iogurte, mel, pimenta, canela, alho e louro. Guardar bem tampado na geladeira por 12 horas.
Descasque e corte 2 abobrinhas e 2 cenouras médias em fatias bem finas e separe em um recipiente folhas limpas e bem secas de alface (crespa ou roxa), temperadas levemente com azeite e sal.
Abra quaro pães sírios grandes cortando apenas pela metade e recheie na seguinte ordem: alface temperada, cenouras e abobrinhas, além de frango com molho.
"Embora seja um lanche, esta receita serve quatro pessoas e deve ser ingerida sem muitos acompanhantes para não exagerar na dose e ganhar peso", diz Amanda.

-------------------------------------
Oieee pessoas, espero que tenham gostado da materia, é do site minha vida...
Boa terça.. beijokas

1 pitacos:

Anônimo disse...

Pityyy querida....amei essa materia, fiquei com uma vontade..rsrsrs

Adoro-te amiga!

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger