7 Coma chocolate; sua saúde agradece



Se no fim de semana essa delícia ganha passe-livre na sua dieta por motivos de força maior, vale ficar atenta aos benefícios dela para justificar a comilança no seu dia a dia. Desde, é claro, que você preze pela moderação, afinal a mistura de leite e cacau mais saborosa do planeta é rica em açúcar e gordura, portanto cheia de calorias.
Tudo a seu redor melhora depois de um bom tabletinho marrom?
Não é auto-sugestão, pode ficar tranqüila. Quimicamente, o chocolate possui importantes componentes estimulantes: a cafeína, que atrapalha a atuação da adenosina no cérebro, substância responsável por diminuir o ritmo de atividade dos neurônios. Ou seja, provoca excitação em vez da calmaria.
E ainda conta com um alcalóide chamado teobromina, que potencializa o efeito da cafeína. "A teobromina, ao contrário da cafeína, não estimula o sistema nervoso central, sendo seus efeitos principalmente diuréticos (alimentos destacam-se por esse tipo de efeito, conheça alguns)" , explica a nutricionista Fabiana Honda, da Consultoria Nutricional Patrícia Bertolucci, de São Paulo.
Para completar o mix de agitação, ele também possui doses de feniletilamina, um composto natural com efeitos semelhantes aos das anfetaminas. Esse ingrediente é apontado como o vilão para a compulsão pelo doce. "Pesquisas supõem que os chocólatras são pessoas com problemas no mecanismo de regulagem de feniletilamina do corpo" , diz Fabiana. Isso porque a substância estimula os centros de prazer da massa cinzenta, daí a vontade de não parar de comer nunca.
A sensação de bem-estar encontra respaldo na ação da endorfina e dopamina. Cientistas afirmam que o chocolate é capaz de aumentar a produção dessa dupla de substâncias que tem relação com o relaxamento. Está aqui mais um motivo para as mulheres serem as principais consumidoras da guloseima, principalmente nos períodos da malfadada TPM. Para aplacar a irritação, o time feminino ataca o doce (veja aqui como aplacar de vez a TPM).
Uma das explicações está na queda do nível de magnésio do sangue nesse período. Dá-lhe apelar para a barrinha mágica de cacau para repor o nutriente, importante no equilíbrio da serotonina, o neurotransmissor que controla o humor. Mas não é preciso comer uma caixa de bombons para se sentir mais feliz. "A Organização Mundial da Saúde recomenda não extrapolar o limite de 30 gramas por dia"Dieta preventiva
O lado bom dessa tentação não pára por aí. Um pequeno pedaço de chocolate preto por dia melhora o fluxo arterial e beneficia a saúde vascular.
Em um relatório apresentado na reunião anual da Associação de Cardiologia dos Estados Unidos, em Chicago, cientistas afirmaram que o chocolate escuro, em pequenas quantidades, pode reduzir o risco de um ataque cardíaco por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sangüíneos.
Esses mesmos efeitos não foram observados em relação ao chocolate branco, composto basicamente por gordura daí os mais conservadores nem cotarem a barrinha albina.
MAS ATENÇÃO: O MELHOR CHOCOLATE PARA SER CONSUMIDO É O CHOCOLATE AMARGO!
Pesquisas demonstram que ele pode servir como escudo protetor contra os radicais livres, moléculas responsáveis pela degeneração das células.
A versão ao leite contém mais gordura e menor teor de flavonóides. Além disso, o próprio leite prejudica ação desses antioxidantes. Essa substâncias auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol ruim.
Também vale tomar alguns cuidados para que as propriedades nutritivas do chocolate não se transformem em inimigas. Saber escolher o melhor chocolate é fundamental.
Fuja dos produtos que abusam da gordura hidrogenada para substituir o cacau confira as proporções no rótulo. E prefira consumir o chocolate logo após as refeições (depois do almoço, por exemplo) por se tratar de um alimento de alto índice glicêmico.
Quando ingerido, após longos períodos de jejum, ele é prontamente transformado em glicose e absorvido mais rapidamente, despertando a fome pouco tempo depois.

Bom meninas espero que tenham gostado dessas informações se vcs são chocolatras como eu hehehehe.Mas não esqueçam que o bom é só 30g por dia e sempre depois do almoço, nunca em jejum.. Ahhh e deêm preferência para o Amargo ok?! nem é tãooo ruim assim e é facil de se acostumar.
Informações e algumas partes do texto extraídos daki!
Beijokasss


7 pitacos:

Catita Cacau disse...

kkkkkkkkkk tá dando eco é? Amiga eu sempre passo por aqui mas confesso que visito vários blogs e acabo não comentando, só leio e saio, feio isso né? rsrsrs. Prometo que vou comentar mais. Bjs

REINVENTANDO disse...

Ainda bem que não gosto muito de chocolates, as informações estão ótimas, já sabia que o chocolate amargo é o melhor. Abraços. Sandra

Fri disse...

eeee delicia!!! adoro chocolate!... to tentando colocar ele em moderação na minha dieta mesmo... mas tem q ser aos poucos, pq tem muita gordura, a pele nao fica boa! e o açúcar ne! quero evitar a chance de diabetes... Mas muito bom o q vc postou.
bjos

Nikki disse...

oiee pri!!! como ta minha flor?? então, chocolate pra mim agora, neeem pensar... não posso ainda.. depois quem sabe?
como foi de dia dos namorados? conseguiu fazer jantar light? hehhe
beijoo

PG disse...

Oi amiga. Eu li o post e esqueci de comentar...kkkkk..desculpa aí, foi mal.
Bom, mas eu AMO chocolate e nesse exato momento estou comendo um chocolate amargo, que é o que mais gosto. Para minha sorte, já que é o melhor em termos de saúde né.
Aceita um pedaço?
bjs

Miss Pity disse...

hummmmmm manda um pedaço por sedex pra mim hehehe

Gilva disse...

Oi tudo bem? vc passou no meu blog no começo do mês e fiquei muito feliz, vim retribuir a visita.
Adorei a notícia do chocolate, difícil é comer só 30gr,rs
Bjs

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

Página Anterior Próxima Página Home
 

Copyright © 2012 Pitaco Pink! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger